Ainda q tenha aparecido antes em crianças que falam muito bem em nível sintático desde pequeninas, na etapa dos 3-4 aos 7 anos vai se desenvolver o aspecto conversacional e narrativo da linguagem.
Nessa fase, o desenvolvimento da linguagem implica a capacidade de construir um número infinito de estruturas simbólicas muito complexas que permitem compartilhar estados mentais. A partir dos 4 anos, as crianças se tornam leitoras de mentes, ou seja, conseguem perceber melhor que aquilo que elas pensam ou sentem não é visto pelos outros e vice-versa.
A aparição desse nível de linguagem possibilita:
- Pensamentos cada vez mais complexos
- Tornar visível o mundo interior
- Raciocinar, resolver, planejar ações
- Compartilhar
- Expressar sentimentos
- Recordar o passado e imaginar o futuro
- Negociar e resolver conflitos
- Postergar
- Relacionar-se de forma mais elaborada
- Tecer amizades
Deu pra perceber que a criança nessa fase está saindo da bolha familiar em direção ao mundo social?
Então, como pais e educadores podem dar suporte para um bom desenvolvimento nessa fase? A atividade mental compartilhada será a peça chave para o bom desenvolvimento da linguagem na criança. Mas o que tem a ver uma coisa com a outra? Claro! Veja só: O cuidado físico, o acalmar, as conversas, o brincar junto são formas de presença dos adultos com as crianças que vão gerando o bom desenvolvimento! Porque as figuras de apego são os principais interlocutores da criança, os modelos com os quais ela vai aprender a se comunicar e se expressar.
A capacidade dos pais observarem as mudanças de estados mentais da criança está na raiz do cuidado sensível, pedra angular do apego seguro. E o apego seguro é a base psico-social da criança para compreender-se a si mesma e ao mundo de forma positiva, caminhando em direção à melhor adaptação pessoal e social.
Quando gritamos, fazemos ameaças, reclamações por outro lado se ativa nosso cérebro instintivo, interrompendo nossa capacidade de mentalizar. Isso faz com que as crianças não mentalizem também. Tentar refletir com eles quando ambos estamos em estado instintivo não ajuda em nada. Não se apaga fogo com fogo.
Precisamos modelar as habilidades sócio-emocionais da criança dos 3-4 aos 7 anos através da linguagem para que ela possa caminhar de forma cada vez mais autônoma em seu mundo relacional. Pode parecer muito difícil mas é super possível se você tem a orientação adequada. 😉