Assessoria para equipes de educadores de 0 a 6 anos

O trabalho com mães, pais e cuidadores de crianças pequenas vem me levando a aprofundar cada vez mais os estudos sobre desenvolvimento infantil, mergulhando nos temas que aparecem com mais frequência nos atendimentos.

Amamentação, alimentação, sono, rotinas de atividades, relacionamentos com adultos e com outras crianças, desenvolvimento postural, regulação emocional dos bebês, controle esfincteriano e desfralde, aquisição da linguagem.

Não só a teoria do apego, mas também a teoria polivagal e sua contribuição ao neurodesenvolvimento dos bebês e das crianças. Não só a abordagem de Emmi Pikler, mas os autores circunvizinhos como Wallon, Vygotsky, Piaget na psicologia, Maria Montessori na educação. Da Daseinanalyse também não poderiam faltar Hannah Arendt e Heidegger, ambos muito pontuais na mirada para esse existir tão peculiar dos pequenos e pequenas.

A partir dessas andanças de estudos e muitas conversas com pais, mães e crianças, reuni aqui uma proposta de alguns temas, que imagino serem pertinentes ao cotidiano de educadores e educadoras na lida com crianças pequenas.

Me dirijo aqui principalmente aos que estão nos quintais, creches parentais e espaços de educação infantil pré-escolar, muito embora a infância se estenda até mais adiante. É uma questão de foco nas peculiaridades desses primeiros anos de vida.

A assessoria se constitui em 10 encontros mensais ao longo do ano letivo, sendo realizado um encontro por mês, exceto nos meses de dezembro ou janeiro e julho.

Horários e locais de atendimento

A data e horário dos encontros é fixada previamente num calendário semestral ou anual, ficando garantido o ciclo de 1 ano de encontros, tendo em vista a abordagem de

Temas propostos:

1 – aleitamento e sucção – aspectos da oralidade
2 – alimentação – introdução alimentar e desdobramentos
3 – sono – aspectos neurofisiológicos do sono do bebê, no coletivo e na família
4 – desenvolvimento postural autônomo – ambiência e atitudes facilitadoras
5 – controle esfincteriano e desfralde
6 – inserção / adaptação escolar – primeiro ingresso e férias
7 – sexualidade infantil
8 – diálogo com as famílias
9 – temporalidade na criança – o olhar fenomenológico
10 – linguagem, comunicação e pensamento

A ordem dos temas ou mesmo sua composição podem ser alteradas em função das necessidades de cada equipe.

A assessoria inclui:

– os encontros mensais presenciais;
– material escrito com um resumo do tema de cada encontro;
– indicações de materiais de aprofundamento (leituras, filmes etc);
– canal aberto de comunicação da equipe durante o ano para suportes extras em caráter de supervisão.

Se interessou? Entre em contato e peça um orçamento para que a sua equipe receba este suporte.

Assessoria para equipes de educadores de 0 a 6 anos

O trabalho com mães, pais e cuidadores de crianças pequenas vem me levando a aprofundar cada vez mais os estudos sobre desenvolvimento infantil, mergulhando nos temas que aparecem com mais frequência nos atendimentos.

Amamentação, alimentação, sono, rotinas de atividades, relacionamentos com adultos e com outras crianças, desenvolvimento postural, regulação emocional dos bebês, controle esfincteriano e desfralde, aquisição da linguagem.

Não só a teoria do apego, mas também a teoria polivagal e sua contribuição ao neurodesenvolvimento dos bebês e das crianças. Não só a abordagem de Emmi Pikler, mas os autores circunvizinhos como Wallon, Vygotsky, Piaget na psicologia, Maria Montessori na educação. Da Daseinanalyse também não poderiam faltar Hannah Arendt e Heidegger, ambos muito pontuais na mirada para esse existir tão peculiar dos pequenos e pequenas.

A partir dessas andanças de estudos e muitas conversas com pais, mães e crianças, reuni aqui uma proposta de alguns temas, que imagino serem pertinentes ao cotidiano de educadores e educadoras na lida com crianças pequenas.

Me dirijo aqui principalmente aos que estão nos quintais, creches parentais e espaços de educação infantil pré-escolar, muito embora a infância se estenda até mais adiante. É uma questão de foco nas peculiaridades desses primeiros anos de vida.

A assessoria se constitui em 10 encontros mensais ao longo do ano letivo, sendo realizado um encontro por mês, exceto nos meses de dezembro ou janeiro e julho.

A data e horário dos encontros é fixada previamente num calendário semestral ou anual, ficando garantido o ciclo de 1 ano de encontros, tendo em vista a abordagem de

Temas propostos:

1 – aleitamento e sucção – aspectos da oralidade
2 – alimentação – introdução alimentar e desdobramentos
3 – sono – aspectos neurofisiológicos do sono do bebê, no coletivo e na família
4 – desenvolvimento postural autônomo – ambiência e atitudes facilitadoras
5 – controle esfincteriano e desfralde
6 – inserção / adaptação escolar – primeiro ingresso e férias
7 – sexualidade infantil
8 – diálogo com as famílias
9 – temporalidade na criança – o olhar fenomenológico
10 – linguagem, comunicação e pensamento

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A assessoria inclui:

– os encontros mensais presenciais;
– material escrito com um resumo do tema de cada encontro;
– indicações de materiais de aprofundamento (leituras, filmes etc);
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