Amamentação e regulação emocional

khalaó | Blogue

Na 5a feira da semana passada recebi uma convidada no instagram da @khalaoterapias para uma live sobre amamentação e regulação emocional. Julia Polgati, psicóloga e mãe lactante, e eu falamos sobre alguns tópicos importantes em amamentação, considerando os aspectos de vão mais além da nutrição já muito falada.

Para complementar o assunto da live, tanto as mães que amamentam quanto as que não amamentaram ou amamentaram por período inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (2 anos), recomendo atenção especial aos princípios básicos da criação com apego. É um rol de atitudes que contribui para a construção psíquica do apego seguro, o padrão relacional considerado mais saudável ao desenvolvimento humano, estabelecido na primeira infância (de acordo com Siegel no livro “Mindsight” e Shore no livro “Affect Regulation and the repair of the self”).

1 – Colaboração

As relações sólidas se fundam na comunicação em colaboração. A reação com o olhar, a expressão do rosto, o tom de voz e os movimentos corporais são aspectos fundamentais da comunicação não-verbal. A transmissão desses sinais não verbais produz uma conexão em ressonância que leva a um sentido de vitalidade. Cada pessoa pode chegar a “sentir-se sentida” pela outra.

2 –  Diálogo reflexivo

As figuras de apego reconhecem os sinais que enviam à criança e procuram captá-la em suas próprias mentes, para comunicar-se com a criança, de maneira que se estabeleça um significado para a criança. Visão mental.

3 – Reparação

Quando a comunicação harmoniosa se interrompe, o que é inevitável, o adulto restabelece a conexão com a criança. A reparação é saudável porque ensina à criança que a vida está cheia de mal entendidos e de conexões desfeitas, mas que podemos identificar quando isso acontece e voltar a criar a conexão. A possibilidade de experimentar afetos positivos depois de ter vivido estados afetivos negativos é fundamental pois ensina à criança de forma não-verbal e implícita que as emoções negativas podem ser toleradas e transformadas.

4 – Narração coerente

A conexão entre presente, passado e futuro é um dos processos centrais da mente na criação da forma autobiográfica de consciência do eu. Os adultos podem apresentar à criança o mundo do “eu” e o do outro, construindo com elas histórias acerca dos acontecimentos da vida. Com isso, colaboram com a construção da realidade da criança e lhe dão ao mesmo tempo os instrumentos necessários para captar o mundo interior e exterior.

5 – Comunicação emocional

Podemos compartilhar e aumentar a alegria e as experiências positivas. Os momentos intensos são importantes para criar as bases de uma atitude positiva da criança em relação a si mesma e aos outros. Da mesma maneira, é importante também que possamos permanecer unidos em momentos de emoções desagradáveis. 

A dificuldade para compreender ou colocar em prática essas atitudes indica a presença de outros padrões de apego, como inseguro evitativo ou inseguro ambivalente, que são frequentes na nossa sociedade. O mais importante não é fazermos tudo certo desde o princípio mas irmos em busca do apego seguro alcançado, que é uma possibilidade para a grande maioria das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.